Tanabata – Festival das Estrelas
Conhecido como Hoshi Matsuri ou Festival das Estrelas, o Tanabata é um dos maiores festivais da cultura japonesa. A celebração é realizada em homenagem a uma lenda sobre o amor de dois jovens que se encontravam apenas uma vez por ano, pois foram separados pela Via Láctea.
Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, e que se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.
Durante o Festival das Estrelas, os japoneses escrevem seus desejos em cartões de papel (Tanzaku) e os penduram entre as folhas de bambú, orando para as estrelas. Eles acreditam que ao orar fervorosamente todos os pedidos serão atendidos.
Fontes:
NO DIA 07/07/2011 haverá o
Culto da Área no CA São Bernardo,
às 15:00h e às 19:30h,
com a comemoração do Tanabata
às 15:00h e às 19:30h,
com a comemoração do Tanabata
Nenhum comentário:
Postar um comentário